quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Não ao plágio" ou "O dia em que meu nome passou a ser Maíra Fernandes"

por Isadora Cecatto
"Meu nome é Isadora Cecatto, sou autora do blog http://isacecatto.blogspot.com/, criado no ano de 2008 e utilizado até os dias de hoje. No meu blog eu publico pensamentos e sentimentos pessoais, traduzidos em forma de contos, crônicas e ensaios em geral. Às vezes, atipicamente, você pode encontrar nele alguma citação, parte da obra de outro autor que não eu mesma. Nesse caso, o texto surge entre aspas e é creditado, ao final, a quem o escreveu. O contrário também já aconteceu: alguns amigos e leitores costumam, às vezes, postar em suas redes sociais ou blogs trechos das coisas que eu escrevo. Como pessoas sensatas, usam também as aspas e o meu nome no final. Isso me faz sentir honrada e feliz.

Acontece que no dia 14 de novembro desse ano, 2011, eu tive uma pequena surpresa. Encontrei, por puro acaso, o blog de uma menina chamada Maíra Fernandes, no endereço http://nossaslinhastortas.blogspot.com/, criado em abril desse mesmo ano. A garota descreve a si mesma como "poeta nas horas vagas", deixando claro que os textos ali publicados são seus e jamais citando o nome de quem quer que seja. Mas o que eu encontro? Oito publicações com conteúdo de minha autoria, em sua maioria na íntegra, bem como algumas com poucas alterações e acréscimos. Os meus textos. Coisas que eu compus pra pessoas específicas, em situações e dias específicos. Frutos da minha paixão pela literatura e do meu crescimento como escritora ao longo de muitos anos de expôr sentimentos no papel e, com o passar do tempo, na tela do computador. Como se não bastasse, os perfis do orkut e do facebook da menina contêm um desses textos, por sinal pertencente ao grupo dos meus favoritos. Novamente sem meu nome, sem aspas, sem qualquer referência que leve ao meu blog ou a mim. Isso me faz sentir desrespeitada e infeliz.

Alguns me disseram pra esquecer o assunto. Que não valia a pena se estressar com isso, que eu deveria me sentir honrada por gostarem do que eu escrevo ao ponto de copiar. E foi aí que, na continuação das minhas pesquisas, descobri que a Maíra não se contentava em plagiar só a mim: várias publicações consistiam em textos do blog de uma grande amiga: a Stephanie, do http://dessajanela.blogspot.com. Indo mais fundo na coisa toda, percebi que se há dois ou três textos de autoria da própria Maíra em seu blog, é muito. Outros blogs, de pessoas que eu sequer conheço, também foram vítimas de plágio. E eu resolvi que não bastava tirar o site dela do ar (coisa que o servidor do blogspot.com faz em menos de 48h, depois de conferir os links referentes à quebra de direitos autorais). Lembrei que plágio é crime e que a impunidade não deve predominar.

Por falar em crime, aliás, descobri também que Maíra Fernandes é estudante de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. E eu me pergunto se ela já teve acesso às matérias que falam de crimes na internet, um assunto tão discutido e tão popular nos dias de hoje. Se ela sabe que o plágio pode levar ao pagamento de multas ou mesmo de penas mais graves e complicadas. Que copiar sem autorização pode levar até à prisão. Os que não valorizam esse tipo de coisa podem discordar, mas a verdade é simples: roubar um texto é como roubar qualquer outra coisa. Você arranca um quadro da parede de alguém, rabisca seu nome no cantinho e expõe em sua própria sala pra todo mundo pensar que você sabe pintar?

As pessoas estão acostumadas a pensar que internet é terra de ninguém, como me disse uma amiga. Que o conteúdo o qual elas encontram em sites, blogs e redes sociais por aí pode ser utilizado livremente e sem consequências. E isso passa bem longe da verdade.

O meu texto mais reproduzido pela Maíra se chama "escreve". Ele diz, logo nas primeiras linhas, que o meu único conselho possível nesse mundo de opiniões incansáveis se resume em um apelo: que as pessoas escrevam. Eu disse escrevam, e não copiem. É irônico ver isso reproduzido em um blog que não passa de puro plágio.

O meu apelo agora é outro: creditem! Se você gosta do trabalho de alguém, se identificou com o que outra pessoa escreveu, seja uma música famosa ou um texto desconhecido de blog, fique à vontade pra publicar e dividir com seus amigos. Mas não se esqueça, por favor, de acrescentar o nome do autor no final. E de avisar, quando possível, que você está compartilhando no seu site ou onde for. Dessa forma você não desvaloriza o trabalho de ninguém, tampouco dá créditos a alguém que não os merece.

O meu blog é só um dos milhares que sofrem desse mal todos os dias. E a Maíra é apenas mais uma entre tantas pessoas que, por incapacidade de produzir algo sozinhas ou pura preguiça, pegam a obra de terceiros e a utilizam como bem entendem. Vamos acabar com isso?

Me ajude a espalhar essa mensagem se você é contra o plágio e a violação dos direitos autorais. Por um mundo mais criativo e pelo fracasso dos espertinhos.

Site com as imagens dos textos plagiados e dos originais: https://picasaweb.google.com/isacecatto/Plagio#

Isadora Cecatto, 16 de novembro de 2011"
 
 
- texto publicado e fortemente compartilhado via Facebook

6 comentários:

George Luis disse...

Estou chocado e começo a juntar tudo o que escrevi no meu blog para registrar na semana que vem na Biblioteca Nacional.

Agradeço o alerta e indico que faça o mesmo.

Obrigado, Isadora.

Elisa Cunha disse...

Fico p da vida com plagiadores. Um amigo meu uma vez colocou um código no meu blog que impedia que selecionassem trechos do meu blog, não me lembro como ele fez. Isso pode não resolver o problema tanto quanto o registro, mas já ajuda.

A propósito, foi muito bom ter encontrado esse blog pelo aleatório do blogspot. To seguindo, e voltarei aqui pra ler seus textos. Os de Isadora, não os de Maíra. rs

Lorena disse...

Nossa, fiquei sem palavras..
Deve ser uma sensação muito bizarra encontrar um blog e de repente reconhecer as próprias palavras nele. Eu mesma quando quero usar algo de um amigo em meu blog, não aviso, peço autorização. Mesmo pondo os devidos créditos. Afinal aquelas palavras são propriedade do autor, mesmo depois de publicado pra quem quiser ver.

Lorena disse...

Hahaha, vendo os prints, o engraçado é que as alterações que ela fez em alguns textos, eu lia e pensava "nossa, não me lembro da Isadora ter escrito esse final. É super brega." Aí no próximo, via o original, sem a alteração: "Ah, bem melhor agora" hahahaha

carlos disse...

caro(A) amigo(a) primeira mente eu gostaria de dizer que eu gostei muito do seu blog,e percebi que você tem muito visitantes, eu queria de dar aki uma dica de ouro para você que ta ai no ramo acesse o site :http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao51455&id=51767&url=afiliados copie e cole na bare de endereço e leia oque tenho para oferecer a você.
não precisa pagar nada em nenhuma parte, si você si enteressar acesse ai si não fica do geito que achar por bem, só queria mesmo lhe da os parabéns pelo blog e lhe deseijar sucesso hoje e sempre.

PABLO RDR disse...

De fato existem bonecos, que em forma humana vagam pelo mundo se apropriando da alma e existência da vida alheia. Estes os quais deveriam ser exterminados...